Reunião do Conselho Municipal de Saúde
Secretarias: Gabinete do PrefeitoSaúde
Data de Publicação: 5 de maio de 2016
Foi realizada dia 05 de agosto, na Câmara Municipal de Vereadores reunião do Conselho Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Administração Municipal, comunidade e os Vereadores Joel, Marcia e Gledson. Tendo como pauta a situação financeira da saúde abordando a demanda do transporte para especialidades em Porto Alegre.
A discussão tinha como finalidade achar soluções para o transporte significativo de pacientes tendo em vista que o sistema de regulação de consultas AGHOS remete uma demanda alta para o Município neste momento, ficando inviável acomodar todos os pacientes sendo que a Secretaria tem somente uma VAN com 15 lugares e dois carros 04 lugares cada totalizando 23 lugares. Por este motivo temos a necessidade de locação para suprir essa demanda, porque as consultas que saem no sistema SUS o município tem como obrigação levar.
A Secretaria de Saúde e a Prefeita entendem também que em função de haver um tempo de espera grande para o agendamento de especialidades temos por obrigação prestar esse serviço assistencial no transporte. Foi solicitado pelo CMS e o vereador Gledson que fosse realizado a triagem destes pacientes verificando se os mesmos possuem condições financeiras para viajarem por conta própria. Mas diante dos argumentos da senhora Prefeita Joselena, Vereador Joel e da Secretária de Saúde Dorci fica complicado realizar essa triagem pois o transporte é um direito de todos os usuários do SUS. Depois das exposições dos presentes ficou acordado que permanecerão as locações quando necessário ate que consigamos mantê-lo, para que não haja oneração a comunidade.
Também foi discutido a questão da contração de médico clínicos, pediatra, ginecologista e odontologista, que foi explicado pela Secretária de Saúde e equipe da Administração que por determinação do tribunal de contas a contratação dos profissionais deve ser através de concurso publico ou chamamento publico, sendo que no ultimo concurso publico não tivemos inscrições de profissionais nas áreas citadas optamos pelo chamamento publico, ate a data de hoje temos inscritos 03 médicos clínicos, 01 pediatra, 01 psicólogo, 01 quiropraxista, 01 fisioterapeuta e 01 ginecologista ficando assim somente este profissionais habilitados a trabalhar no Município.
Por determinação da Prefeita Municipal e da Secretaria de Saúde permanecerá o atendimento do ginecologista, pediatra, fisioterapia e odontologia (quando houver inscrição do odonto que no momento não tem).
