Vacinação do grupo de comorbidades começa na próxima quinta-feira (6) em Arambaré

Data de publicação: 4 de maio de 2021
Fotos: Danielle Gewehr
Créditos: Danielle Gewehr

Atenção a comunidade de Arambaré!

A Secretaria Municipal de Saúde informa que na próxima quinta-feira, dia 06/05, continuará a vacinação dos idosos de 60 anos em diante que ainda não fizeram a primeira dose da vacina. Além disso, a imunização se estenderá para o grupo de comorbidades.

A cidade está recebendo doses apenas para os seus moradores, por isso a vacinação de visitantes não será permitida no momento.

A imunização acontecerá no turno da manhã, das 8h às 12h, ou até o término das doses disponíveis. Não há necessidade de madrugar na fila, pois as fichas são distribuídas somente às 8h da manhã.

Vale lembrar que os documentos necessários para a vacinação são o CPF e o cartão do SUS do município de Arambaré.  Para o grupo de comorbidades, é necessário a apresentação de documentos atualizados que comprovem a doença, como exames, receitas, relatório ou laudo médico, etc.

Segue abaixo a lista das doenças que fazem parte do grupo de comorbidades:

▪️Diabetes
▪️Pneumopatias crônicas graves
▪️Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
▪️Hipertensão arterial estágio 3
▪️Hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão alvo e/ou comorbidade
▪️Insuficiência cardíaca (IC)
▪️Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
▪️Cardiopatia hipertensiva
▪️Síndrome coronarianas
▪️Valvopatias
▪️Miocardiopatias e Pericardiopatias
▪️Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
▪️Arritmias cardíacas
▪️Cardiopatias congênitas no adulto
▪️Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
▪️Doença cerebrovascular
▪️Doença renal crônica
▪️Imunossuprimidos
▪️Anemia falciforme
▪️Obesidade mórbida
▪️Síndrome de Down
▪️Cirrose hepática

A fase I da vacinação do grupo de comorbidades priorizará quem será imunizado de acordo com a seguinte ordem:

▪️Pessoas com Síndrome de Down (a partir de 18 anos)
▪️Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise / a partir de 18 anos)
▪️Gestantes e puérperas com comorbidades (a partir de 18 anos)
▪️Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos
▪️Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício e Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos

Para mais informações, favor ligar para o fone (51) 3676-1116.